Os alunos do 3º ano da professora Viviane realizaram uma atividade de fruição (PNAIC), utilizando a história "Gabi perdi a hora!". Nesta atividade eles também refletiram através de uma produção textual sobre o que nunca podemos perder e trabalharam com medidas de tempo.
Vejam abaixo como foi desenvolvido este trabalho:
Autor: João Basílio
Ler para os alunos: Com uma delícia de texto e belas
ilustrações de André Neves, João Basílio narra a história da menina Gabi, de 5
anos, que ao ouvir o Pai dizer que havia perdido a hora, se depara com
inusitadas e divertidas situações ao tentar achar a tal hora perdida.
Iniciar a
leitura do livro para os alunos, analisando as ilustrações.
-Fazer
com a turma um levantamento de expressões em que se usa o verbo perder, nos
mais diversos sentidos.
-Perguntar: que sentidos podem ser atribuídos à imagem do relógio sem
ponteiros, na p. 4?
-Pedir comentários e/ou relatos de situações inusitadas que levam as crianças a
pensar e a agir segundo a sua lógica e não segundo a lógica do adulto.
-Pedir aos alunos que escolham uma imagem do livro para ser comentada em
classe: a mais bela plasticamente, a mais emocionada ou a mais criativa, por
exemplo.
-Produção de texto: Conversa com os alunos sobre o tema, levando-os a refletir
sobre o seguinte questionamento: E você? O que acha que não podemos perder?
Reflita sobre o livro:
-A seguir
iremos elaborar uma produção textual com o seguinte
tema:
“O que você acha que
nunca podemos perder”? Por quê?
-Crie um
título bem bonito para sua produção.
Aula de artes: Iremos confeccionar relógios de pratos descartáveis para a decoração da sala e uso dos alunos nas atividades de medida de tempo.
Aula de matemática: Fazer as atividades sobre medidas de
tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário